Vencer o medo de trocar de emprego não é uma tarefa fácil, mas continuar trabalhando insatisfeito com a sua colocação atual é muito pior. Se você olha para sua rotina de trabalho, suas funções e nada disso te satisfaz, você certamente precisa tomar uma atitude.
Talvez você não tenha vontade de ir trabalhar, reclama da segunda e aguarda ansiosamente pela sexta e o final de semana, pensa em mudar de empresa mas o medo te impede de fazer algo toda vez que você pensa em mudar, não é mesmo?
Mas fique tranquilo, porque você não é o único! Na verdade, mais de 70% dos profissionais que trabalham nas empresas estão insatisfeitos com seu trabalho e
não mudam porque têm medo de trocar de emprego.
O medo é uma emoção muito forte que pode te impulsionar a fazer algo ou te paralisar, tudo depende de como você lida com essa emoção.
Mas ele não é sinal de fraqueza ou covardia, como muitos pensam. Muito pelo contrário: é uma reação involuntária e natural com a qual o ser humano convive ao longo de vários momentos de sua vida.
Agora, para lidar com o medo de trocar de emprego, você precisa seguir quatro passos essenciais. Entenda cada um deles a seguir.
Seguindo um planejamento adequado, você vai perceber que trocar de emprego não é assim tão assustador. Mas sim, que decidir mudar pode ser o que está faltando para sua carreira decolar de verdade e você encontrar a tão esperada realização profissional. Para fazer isso do jeito certo, siga esses 4 passos:
Primeiramente, você precisa aceitar que tem medo da mudança. Para isso, saiba que todo mundo vive esse medo, é normal. Temos medo do desconhecido porque não sabemos quais serão as consequências.
Esse é o momento de se perguntar: “Você tem medo do quê?”.
Temos a tendência a ser muito trágicos na hora da mudança e pensamos em tudo que pode dar errado. Nosso pensamento fica voltado para o “e se”: “e se der errado” “e se eu ficar desempregado”, “e se eu passar fome”, “e se o novo emprego não der certo”…
Por isso, vamos buscando os “e se” até o medo de trocar de emprego tomar conta e gerar uma paralisia a ponto de não fazermos nada, a não ser reclamar da situação. É justamente nesse estágio da “reclamação” que seu desempenho e produtividade cai e você é demitido.
Para evitar que isso aconteça, busque o entendimento. Se distancie da situação e identifique a origem do medo. Na maioria das vezes, o medo não é de mudar de emprego, o medo é das consequências que essa mudança pode gerar, como por exemplo: ficar sem dinheiro, não conseguir sustentar a família , ficar muito tempo sem trabalhar ou não estar competitivo para o mercado.
Entendendo o que realmente te causa medo você começa a pensar em soluções para diminuir o risco da mudança e o medo de trocar de emprego não te paralisa mais, você começa a agir e planejar sua mudança.
A mudança também pode gerar coisas boas não é mesmo? Comece a enxergar de outro ponto de vista mais positivo. Pense que você pode ganhar mais, vai ter mais tempo com sua família, vai utilizar todo seu potencial e experiência em uma nova oportunidade ou vai alavancar sua carreira.
Nessa etapa você deve iniciar seu processo de mudança através de uma preparação, para diminuir o medo de trocar de emprego e impedir você de sair fazendo as coisas sem pensar.
Para começar, defina qual o benefício que essa mudança trará para sua carreira. Somente quando entendemos o benefício da mudança em nossas vidas é que conseguimos fazer o movimento.
Depois, faça uma lista dos prós e contras. Grande parte do problema em mudar está em não pensar nas consequências das nossas atitudes. Ter uma ideia clara dos ganhos e perdas envolvidos, vai te ajudar a deixar o processo mais fácil para tomar sua decisão.
E por fim, defina seu objetivo. Você vai fazer uma recolocação ou uma transição de carreira? Afinal, as ações e os prazos para essas movimentações são diferentes.
Recolocação é a mudança de empresa para alavancar sua carreira, as ações passam por preparar um currículo e se preparar para processos seletivos. Já a transição de carreira é um movimento para encontrar uma nova carreira e se preparar para ela, partindo do zero ou com a bagagem que você tem. Esse processo pode levar mais tempo que uma recolocação.
O último passo para vencer o medo de trocar de emprego é planejar suas ações. Por meio do planejamento, você irá levantar todos os possíveis cenários, e terá um plano de ações para cada um deles.
Por exemplo, se o medo é de ficar sem dinheiro, comece uma reserva financeira. Agora, se o medo é de não estar competitivo para o mercado, inicie uma atualização profissional. Enquanto você está empregado, você tem recursos para se preparar para uma mudança.
Talvez, seu medo seja de não conseguir fazer sozinho. Portanto, busque a ajuda de um profissional especializado. Isso encurta caminho e você chega mais rápido em seu objetivo.
E todas as vezes que pensar em desistir da sua mudança de carreira, imagine o futuro que você quer: é estar feliz ou infeliz com sua carreira?
Uma dica extra: Estar presente na maior rede social profissional do mundo pode te ajudar a atingir mais rapidamente as metas da sua carreira.
Então, aprenda agora mesmo a usar o LinkedIn de forma estratégica para conquistar as melhores vagas do mercado. CLIQUE AQUI e garanta sua vaga no Curso Potencialize seu LinkedIn.
Agora, você já possui todas as informações que precisa para dar os primeiros passos com segurança. Esqueça o medo de trocar de emprego e comece a agir agora mesmo.
E se ainda ficou com dúvidas, entre em contato comigo.