Muitos profissionais insatisfeitos com sua situação atual no mercado de trabalho, tem visto a transição de carreira para o empreendedorismo como uma alternativa viável para iniciar uma mudança.
Embora outros, também acabam empreendendo por necessidade. Geralmente quando são desligados de uma empresa de maneira imprevista e com a idade mais avançada, tem dificuldade de voltar para o mercado.
Certamente, em ambos os casos, seja por um sonho ou necessidade, a transição de carreira para o empreendedorismo é uma tarefa que exige muito planejamento e dedicação.
Portanto, para te ajudar a executar esse processo do jeito certo e com segurança, separei algumas dicas para você ficar atento. Então, confira o artigo até o final.
Primeiramente, identificar o momento certo para iniciar uma mudança na sua carreira pode ser bem difícil. Isso porque normalmente estamos envolvidos com a rotina de trabalho e poucas vezes paramos para analisar nossa vida profissional.
Porém, existem alguns sinais que precisamos dar uma atenção especial, pois indicam que talvez essa seja a hora ideal para iniciar a transição de carreira para o empreendedorismo. São eles:⠀⠀
Inegavelmente, iniciar uma transição de carreira é uma decisão realmente difícil e muitas vezes, desafiadora. Mas com o método certo, ajuda profissional e as ferramentas adequadas, é possível fazer isso com segurança. As 3 fases do método que utilizo nos processos de transição que eu oriento são:
Na primeira fase da transição de carreira para o empreendedorismo, você deve se fazer as seguintes perguntas: O que realmente está acontecendo? O que está te motivando para empreender um negócio: Seu nível de insatisfação na empresa atual ou a perda do seu emprego?
Se você está trabalhando e sente que algo te incomoda. Ou de repente tenha uma crise no trabalho com seu chefe, com alguma tarefa que você não gosta e isso gera alguns questionamentos, como: Quem eu sou? O que vim fazer aqui nesse mundo? Qual o sentido do meu trabalho?
Então, quando essas perguntas começam a nos perseguir é hora de buscar as respostas e um trabalho de autoconhecimento nos ajuda a traçar um novo caminho.
Sobretudo, entendendo que seu objetivo seja realmente a transição de carreira para o empreendedorismo, qual será esse negócio? Você irá aproveitar sua experiência, seus conhecimentos e habilidades adquiridas em sua trajetória profissional ou irá empreender algo totalmente diferente?
É preciso ter clareza sobre isso, pois as ações são diferentes para chegar nestes destinos. Porém, é preciso saber que a resposta para seu propósito de vida não está no mundo externo, não é algo da moda, nem é o que sua família ou amigos dizem, ela está dentro de você!
Como eu consigo chegar nesse destino? Quais são as estratégias, conhecimentos necessários, qual o planejamento de ações para chegar no meu objetivo que é fazer uma transição de carreira para o empreendedorismo?
Essa fase envolve 4 planejamentos muito importantes, são eles:
Após conhecer as 3 fases indispensáveis da transição de carreira para o empreendedorismo, é importante saber quais são os erros mais cometidos nesse processo. Dessa forma, você poderá se preparar com antecedência e evitá-los na sua transição. Confira a seguir.
Muitas pessoas ainda acreditam que empreender é simples, é se tornar seu próprio chefe e trabalhar apenas quando bem entende.
Mas a verdade é que na prática as coisas são totalmente diferentes! Antes mesmo de iniciar a transição de carreira para o empreendedorismo, as pessoas cometem tantos erros que já condenam o negócio. Os erros mais comuns são:
Às vezes sua insatisfação é com a empresa atual e não com sua carreira. Ou talvez você ainda não esteja preparado para empreender e fazer primeiro uma recolocação seja a melhor alternativa.
O Plano de Negócios é importante, mas empreender vai além disso. Antes você precisa se perguntar: PORQUÊ? Qual é sua Causa? COMO?
Você precisa ter uma reserva financeira de no mínimo 12 meses para pagar suas despesas mensais, pois há o risco do negócio não dar certo logo no início.
Ele pode ser um diferencial no sucesso do seu negócio. Você precisa entender qual o propósito do seu trabalho, seus pontos fortes, pontos de melhoria, seus valores, crenças fortalecedoras e limitantes.
Profissionais que saem das empresas com um valor considerável para investir, deixam muitas vezes de focar em pontos importantes para empreender.
Uma dica extra: O LinkedIn pode ser uma excelente ferramenta nesse processo. Para saber como usar o LinkedIn para potencializar sua carreira, assista minha aula gratuita.
Depois de conhecer os principais sinais de alerta para uma possível mudança em nossas vidas, além de conhecer as 3 fases indispensáveis na transição de carreira para o empreendedorismo e todos os erros mais comuns que você deve evitar. Agora, você tem tudo o que precisa para realizar sua transição com segurança.
Porém, existe uma forma de facilitar esse processo e torná-lo muito mais assertivo.
Você pode realmente sair da inércia e iniciar a sua TRANSIÇÃO PROFISSIONAL da maneira certa para conquistar seus objetivos. Tudo o que você precisa fazer, é aceitar eu convite para participar do Workshop Transição profissional: Ações que potencializam resultados.
Essa é a sua chance de definir com clareza e assertividade O QUE você verdadeiramente deseja, construindo assim uma base sólida e segura para entrar em ação com foco no que realmente vai trazer resultados e a sua realização profissional.
Mas se ainda assim você tiver dúvidas, entre em contato comigo.
Há 10 anos atuo como Mentora e Coach de Carreira, eu assessoro profissionais insatisfeitos e desmotivados a encontrarem mais realização em sua carreira, seja para uma recolocação profissional, desenvolvimento ou transição de carreira.
Será um prazer ajudar você também! Até Mais!