Olá, em algum momento você teve curiosidade de saber ou experimentar o processo de coaching de carreira?
Em geral os profissionais buscam o coaching de carreira quando precisam fazer escolhas, romper barreiras que limitam seu crescimento, aumentar sua performance, se recolocar no mercado de trabalho ou mesmo uma transição para o empreendedorismo visando ter uma vida profissional mais equilibrada, ter mais tempo com a família e se realizar profissionalmente, fazendo o que gosta e sendo remunerado pelo seu trabalho.
Nossa carreira tem que estar em constante evolução, se está estagnada ou você insatisfeito é porque algo não vai muito bem. Eu sempre falo que há uma grande oportunidade de mudança na sua insatisfação profissional e buscar um processo de coaching pode ser o primeiro passo para sua mudança.
A seguir, eu vou te explicar o passo a passo do processo de coaching de carreira, para você avaliar se é momento de contratar um coach para alavancar sua realização profissional.
Antes de te explicar os passos, quero que entenda quem deve fazer esse processo de coaching de carreira.
O Coaching é indicado para profissionais que desejam um redirecionamento em suas carreiras, alinhando vida profissional e pessoal, equilibrando-as de acordo com suas prioridades.
O profissional Coach atua em parceria com o cliente com foco no planejamento e gerenciamento de carreira. O processo é personalizado e realizado em sessões, sendo que a cada encontro serão traçadas metas a serem cumpridas.
Atualmente, mais de 70% dos profissionais nas empresas estão insatisfeitos com sua carreira, e muitos ficam doentes ou adotam hábitos não saudáveis para viver nesse mundo corporativo, como remédios para dormir, álcool e drogas.
Somatizam-se problemas como crises de ansiedade, infelicidade e incapacidade (não utilizando nem 50% do potencial que tem). Ou seja, ficam em atividades robotizadas e não veem muito propósito no que estão fazendo.
É preciso ficar atento com esse sentimento de inadequação, de que algo não vai bem, e não fazer nada a respeito.
Muitos pensam em sair, mas não conseguem dar o primeiro passo. Ficam presos ao medo da falta de dinheiro, contas do mês, escola dos filhos, convênio médico, etc. Acabam sendo consumidos 24 horas do dia com medo de mudar, mas insatisfeitos com o trabalho.
É nesse momento que é preciso ativar o medo da não mudança, o que vai acontecer com você se você não mudar?
A insatisfação profissional traz esse presente, um motivo para você mudar e começar a se abrir para novas possibilidades, sair do piloto automático e de uma realidade que muitas vezes nem foi você que escolheu.
Não espere uma mágica pois ela não vai acontecer, as coisas não se resolvem sozinhas, somos nós que temos que resolver esse impasse de sobreviver ou se realizar na carreira.
Então, entender o que está acontecendo com você e com sua carreira e que só você pode resolver já é um grande passo para transição profissional.
Se permita sonhar e visualizar o futuro. Muitas pessoas que estão nessa situação de insatisfação nem pensam no futuro, e sem pensar nele vai ficar difícil sair dessa situação.
Qual estilo de vida você quer ter no futuro? A partir do seu estilo de vida você busca uma carreira que irá te proporcionar esse estilo. Exemplo: você quer mais autonomia? Mais flexibilidade? Poder trabalhar em qualquer lugar do mundo? Qualidade de vida?
O profissional não consegue pensar em um novo estilo de vida e enxergar as possibilidades e oportunidades, porque seu trabalho virou uma prisão, a prisão da falsa estabilidade, da carteira profissional, nos acostumamos e nos acomodamos com essa realidade, pois foi assim que fomos criados.
Mas o mundo mudou, só que nós não mudamos, ainda vemos o mundo do trabalho com carteira assinada.
Estamos em uma outra realidade de mercado, há outras possibilidades. É possível se reinventar e não precisa partir do zero como muitos profissionais acham.
Se reconectar com a sua história pessoal e profissional é fundamental para essa nova jornada de transição. Você hoje, é fruto da sua história a soma de todas as experiências, aprendizados e pessoas que passaram na sua vida e carreira.
É comum o profissional insatisfeito achar que não sabe nada. Mas, na verdade, isso é uma falta de clareza sobre sua história.
Há uma bagagem que foi construída na sua trajetória. A vida não acontece só dentro do mundo corporativo, ela é uma jornada de pequenos e grandes momentos.
Podemos descobrir uma nova carreira em algo voltado ao lazer, a família, a trabalhos voluntários, e que pode virar uma profissão. Quantas pessoas não fazem de um hobbie um grande trabalho?
Faça uma reflexão:
Agora que você já entendeu como você está hoje…
– O presente que você tem nas mãos com sua insatisfação profissional;
– Se permitiu a sonhar o estilo de vida que você quer;
– Entendeu que a solução de uma nova carreira está em sua trajetória de vida e carreira.
… é hora de redescobrir-se novamente!
E se você tivesse agora a oportunidade de ser o que você deseja ser, quem você queria ser?
Nos sentimos oprimidos e insatisfeitos no mundo corporativo porque muitas vezes somos e fazemos algo muito diferente do que realmente queremos.
Ter a clareza de quem somos, o que nos motiva e o que nos limita faz toda diferença para tomarmos a melhor decisão nesse momento da nossa carreira.
O que te motiva? Quais são seus valores? Que tipos de pensamentos que você tem que te limitam ou que te impulsionam para mudança?
Autoconhecimento é muito importante se realmente você quer dar certo em seu negócio.
Escolher e tomar decisão não é simplesmente acordar um belo dia e querer mudar tudo. Isso exige auto responsabilidade, o que passa por planejar cada passo dessa jornada, assim as chances de sucesso são maiores.
O planejamento vai fazer com que você não desvie do seu caminho e que você otimize seu tempo.
Muitos não começam o processo de transição, ou param no meio do caminho, porque não querem pagar o preço do processo. A transição exige sacrifício, ou seja, enquanto as pessoas estão se divertindo, você estará se capacitando para sua nova etapa.
Então, decida se você quer ficar insatisfeito e pagar o preço da sua insatisfação profissional, colocando sua saúde e carreira em risco ou pagar o preço da sua transição profissional e conquistar o estilo de vida que você deseja para os próximos anos tendo uma carreira que te proporcione tudo isso e ainda estar realizado profissionalmente.
Agora é hora de entrar em ação! Colocar seu objetivo e planejamento em prática e lutar para sair da zona de conforto.
É preciso desenvolver uma rotina onde consiga colocar seu trabalho atual e seu projeto de transição em ação e gerenciar bem o seu tempo para dar conta de tudo.
Um grande fator do porquê as pessoas não se comprometem com a transição é a dedicação e o trabalho, porque exigem a renúncia de algumas atividades que nos dão prazer.
São duas as perguntas mais importantes a serem feitas caso você paralise na ação:
Todos esses passos são trabalhados a fundo em um processo de coaching de carreira. Dessa forma, você terá uma visão mais clara de quais obstáculos irá enfrentar, e saberá como lidar com os mesmos.
Também terá um fortalecimento da sua autoestima e de sua confiança, o que vai resultar em uma postura diferenciada diante das decisões.
Você já aplica alguma dessas dicas, ou continua se lamentando de como a vida das pessoas são perfeitas e a sua não? Sugiro que você reflita sobre o quanto a positividade pode ser benéfica para a sua saúde mental, para o seu sucesso pessoal e profissional.
Se você deseja realizar o processo de coaching de carreira para potencializar resultados de uma transição profissional, entre em contato comigo, será um prazer te ajudar!